30/10/2012
Divulgação
A Lei Cidade Limpa, instituída em 2007 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, proibiu a maior parte da publicidade nas ruas da metrópole. A necessidade das empresas anunciantes em encontrar soluções e espaços para continuar presentes nas ruas da cidade motivou surgimento da empresa New View Media ,especializada em publicidade em caminhões paulistas.
Segundo Julianna Mota, diretora comercial da empresa, em 2011 foram gastos quase R$ 122 milhões em mídia exterior na capital paulista, uma queda de 4,2% em relação ao ano anterior. Logo, há demanda.
Após um estudo para comprovar que publicidade na traseira de caminhão é atrativa, foi encomendado um segundo , mediu-se quantas pessoas viam um caminhão em avenidas e rodovias de São Paulo em três horários diferentes. Os resultados indicam que cerca de 2,5 milhões de pessoas são expostas à publicidade em avenidas, o principal foco da empresa, enquanto 1,3 milhão passam por perto dos caminhões em rodovias.
Neste ano, a New Media já fez propagandas para Cinemark, Claro e Heineken. “Eu já tenho demanda, mas, como todo negócio novo, existe uma resistência normal do mercado, até porque passamos de 2007 até hoje um período considerável sem mídia externa em São Paulo”, conta Julianna.
Havia ainda uma solução a ser encontrada. Como oferecer efetivamente um negócio atrativo financeiramente para os proprietários dos caminhões. A empresa costurou uma parceria com a Marksell, especializada na fabricação de implementos rodoviários, referência em plataformas para elevação de cargas em caminhões.
E o modelo encontrado foi melhor do que se esperava no inicio dos estudos, ou seja, a renda gerada pela publicidade é dividida entre a New View e os proprietários dos caminhões, e os próprios caminhoneiros, que se cadastram em um sistema da empresa para dizer que estão dispostos a carregar propaganda. ” eles ganham uma renda extra e não têm nenhum custo com a instalação da plataforma”, diz Julianna. Os valores recebidos pelos caminhoneiros varia entre R$ 600 e R$ 4 mil, com base na quantidade de quilômetros rodados.
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