INFRAESTRUTURA & LOGISTÍCA – AGENDAMENTO PARA DESCARREGAR NO PORTO DE SANTOS NÃO É RESPEITADO

13/02/2014

Fonte: G1 / Setcar

 

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) reconheceu que o agendamento para descarregar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, durante a safra de grãos, está com problemas. As novas medidas para evitar o caos no trânsito começaram há uma semana, mas os caminhoneiros dizem que não mudou nada.

O caminhoneiro João Amaro Quintiliano estava transportando 32 toneladas de soja. Ele parou no posto de fiscalização de Mato Grosso de Sul, mas diz que em momento algum foi cobrado sobre a necessidade de agendamento. “Eu passei no posto de fiscalização de divisa de estado, mas não houve orientação afirmando que precisaria ser agendado para chegar aqui na Baixada. A gente foi contratado para realizar o serviço, ninguém falou que tinha agendamento”, reclama Quintiliano.

Já o caminhoneiro Flávio Finoti disse que já tinha ouvido os colegas comentarem da obrigatoriedade de vir ao Porto com dia e hora marcados para descarregar a mercadoria. Ele disse que chegou a questionar a transportadora que o contratou. “Eu liguei na transportadora e eles disseram que não tinha agendamento e que podia ir para chegar e descarregar. Com isso, estou aqui desde às 3h da manhã aguardando a descarga”, afirma. Muitos caminhoneiros enfrentaram as consequências da falta de planejamento e de fiscalização no Porto de Santos nesta terça-feira (11). Segundo a Codesp, todos os caminhoneiros iriam ser avisados nos postos de fiscalização nas estradas sobre a necessidade do agendamento. Somente quem cumprisse as regras poderia seguir viagem. “Para nós que vivemos trabalhando para baixo e para cima fica difícil. Você chega em um lugar, perde até 48 horas e não tem retorno. Fica difícil para a gente”, afirma o caminhoneiro Arnaldo do Amaral.

Os caminhoneiros temem prejuízos ainda maiores porque ainda está no início do escoamento da safra de grãos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no Brasil será 3,6% maior do que no ano passado e deverá passar de 190 milhões de toneladas.

A Codesp confirmou a falha no agendamento. O problema foi detectado na Central de Monitoramento da Companhia que comunicou a Guarda Portuária para organizar o fluxo de caminhões. A Antaq também foi comunicada e vai notificar o terminal responsável pelos transtornos. A Caramuru, responsável pelo terminal, informou que conseguiu contornar o problema, que segundo a empresa, foi provocado pelo grande número de caminhões.

As Prefeituras de Santos, Cubatão e Guarujá, a Codesp, a Ecovias e a Polícia Rodoviária irão entregar um plano para evitar o caos nas estradas até sexta-feira (14). A intenção é evitar que hajam novos congestionamentos nas rodovias, como ocorreu durante a safra de grãos do ano passado.

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