China deve investir US$ 300 bilhões em infraestrutura de transporte no Brasil

19/10/2011
Fonte: Agência CNT de Notícias

 

Empresários chineses estão dispostos a investir US$ 300 bilhões em infraestrutura de transporte no Brasil, informou hoje o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, que acaba de retornar de viagem institucional à China.
Na representação do empresariado brasileiro do setor de infraestrutura e logística, Clésio Andrade recebeu, ainda, manifestação de interesse de empresários e representantes do governo chinês na instalação de “dez indústrias no Brasil e trabalhar em parceria com empresas brasileiras, para resolver o problema de infraestrutura de transporte”, disse.

Clésio anunciou esses números durante audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Meio Ambiente (CMA), com o objetivo de debater a posição do governo brasileiro dentro do G20, nos aspectos econômicos, ambientais, climáticos e de segurança alimentar.

O senador mineiro afirmou ainda que a passagem da presidente Dilma pela China foi de extremo sucesso político, o que não se repetiu do ponto de vista econômico. Isto por que, disse, a diplomacia comercial brasileira adotou uma postura agressiva. “Nós chegamos lá para guerrear com eles na importação e exportação. A China não vai importar produto nosso acabado, pois eles produzem muito mais barato”, lembrou Clésio.

A falta de competitividade da produção brasileira é, em grande parte, segundo Clésio, consequência da elevação de custos decorrentes da falência da infraestrutura brasileira em transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, e da deficiência nos portos e aeroportos, entre outros fatores.

O Plano Nacional de Logistica elaborado pela CNT estima que, para manter o nível atual de competitividade com nossos principais concorrentes são necessários investimentos de R$ 450 bilhões. A parceria com os chineses, segundo Clésio, pode eliminar custos da cadeia produtiva que engessam o crescimento do país e contribui para a estatística de nove mil mortes por ano em rodovias federais.

Meio ambiente

Sobre o aspecto ambiental, o senador afirmou que a iniciativa privada pode colaborar muito, mas a decisão precisa de vontade política. “Na questão ambiental, a iniciativa privada pode ajudar muito. Mas precisamos de uma decisão política também. O nosso óleo diesel é o de pior qualidade no mundo. São 1.800 mg/kg de enxofre, o que provoca problemas de saúde e diminui a qualidade de vida. Enquanto no resto do mundo o limite é de 50 mg/kg. A Petrobras precisa investir para melhorar a qualidade do combustível”, afirmou Clésio Andrade.

De autoria de Clésio, tramita no Senado projeto com o objetivo de reduzir, gradativamente, a quantidade de enxofre no óleo diesel. Segundo a proposição, a partir de 2015 o óleo diesel no Brasil poderá ter apenas 10mg/kg.

O projeto está nas mãos do senador Paulo Paim, que vai relatá-lo na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

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