FECAM – Federação dos caminhoneiros autônomos do Rio Grande do Sul , publica manifesto contrário a pauta de reivindicações do movimento grevista dos caminhoneiros, liderada por Nelio Botelho, presidente do MUBC – Movimento União brasil caminhoneiro.
01/07/2013
Fonte: Fecam / Divulgação
Entendemos todas essas reivindicações, e achamos que os transportadores tem que lutar por elas …pela segurança nas estradas pelo seu direito a uma aposentadoria , pelo seu direito ao descanso e muito mai,s já que o setor recém começou a ser regulamentado … E não por esta pauta criada pelo mubc que trará benefícios as empresas, e só piorará para o caminhoneiro …
Em que o autônomo se beneficia com o pedágio de graça?? ? Temos que lutar para que as leis sejam cumpridas já que pedágio deve ser pago por quem o contratou … Para o tac o pedágio deve ser de graça perante a lei, quem deve pagar é o embarcador..
Em que o transportador se beneficiará se o rntrc acabar??? Por mais trabalhoso que seja fazer e manter seu rntrc , é uma forma de o transportador comprovar atividade para a aposentadoria , de se regulamentar como profissional, de estar na estatística deste país, e ser visto pelo governo, já que em números somos mais fortes….
E o ciot ?? Ele deve ser cadastrado pelo embarcador , ou seja o transportador não deve ter trabalho nenhum com isto, o ciot serve para que a antt possa fiscalizar não só o transportador mas também a empresa que o contratou , serve para que o transportador possa cobrar judicialmente seus direitos perante ao embarcador ….
sses são só exemplos de como esta pauta reivindicada pelo mubc vai prejudicar e não ajudar o caminhoneiro, já que todos os itens da pauta trazem por trás dos protestos apenas benefícios as empresas…
Como se pode ver o fim do ciot e do rntrc significa menos impostos para as empresas..
Ou seja esta pauta esta querendo acabar com o pouco que o setor conseguiu organizar , ele quer fazer com que o setor de transporte seja comandado pelas empresas , e se torne uma bagunça novamente , ele quer acabar todas as leis conquistadas pelos caminhoneiros para se profissionalizar e isso vai acabar repassando todos os custos que hoje são do embarcador para o autônomo … Por isso a posição da federação é que o transportador não vire massa de manobra nas mãos dos empresário e sim lute por suas própria causa!!!!
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