Rodovias mantêm radares escondidos dos motoristas

 

Data.: 22/3/2011
Fonte.: Destak Jornal

Cento e noventa e três radares de fiscalização do limite de velocidade operam em trechos de cinco importantes rodovias que ligam a capital ao interior e ao litoral fora do raio de alcance de visão dos motoristas. Isso ocorre na Anhanguera, Ayrton Senna, rodovia dos Bandeirantes, Dom Pedro 1º e Governador Carvalho Pinto Os radares estão em locais de difícil visualização dos motoristas, como atrás de painéis, estruturas de sustentação de pórticos, painéis, placas e passarelas. A situação contraria norma do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que obriga a instalação em locais onde os motoristas possam visualizá-los. Entretanto, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) defende a localização, segundo O Estado de S. Paulo.

Regular

Todas as estradas são administradas por concessionárias. A AutoBan, que administra a Anhanguera e a Bandeirantes, e a Rota das Bandeirantes, empresa que cuida da Dom Pedro 1º, informaram que só instalam os radares e não são responsáveis por definir os locais.

A Ecopistas, responsável pela Ayrton Senna e pela Carvalho Pinto, informou que cumpre as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O DER, que define onde os equipamentos serão instalados, informou que cumpre as normas do Contran. Os equipamentos são protegidos, pois muitas vezes eles são alvo de vandalismo.

Recurso

A localização dos radares dá margem para questionamentos de multas eventualmente aplicadas. Uma forma de fazer esse questionamento é pedir o estudo técnico em que se baseia a instalação do equipamento, segundo o advogado Marcos Pantaleão disse ao jornal O Estado de S. Paulo. Entretanto, ele lembra que o motorista comete a infração se flagrado trafegando em velocidade acima do limite permitido na via.

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